Quase todo mundo tem uma caixa
para armazenar seus medicamentos em casa. Porém, quando armazenados por muito
tempo ou expostos ao calor, estes medicamentos podem perder o efeito e causar
prejuízos ao organismo.
“O uso racional de medicamentos
significa utilizar o medicamento correto, na dose certa, pelo tempo adequado e
sempre com orientação de um profissional de saúde.” explica o farmacêutico do Hospital
de Clínicas, Otávio Castro.
Na Semana de Conscientização
sobre o Uso Racional de Medicamentos, a equipe de Farmácia do Hospital de
Clínicas (HC) de Passo Fundo promove uma série de ações com os colaboradores e comunidade
em geral.
O farmacêutico Otávio Castro
explica quais são os erros mais comuns que as pessoas costumam cometer em
relação ao uso indiscriminado de medicamentos. “Muitas vezes, as pessoas acabam
tomando medicamentos por conta própria, interrompem o tratamento antes do tempo
indicado ou utilizam medicamentos indicados por familiares e amigos, sem saber
se aquele medicamento realmente é adequado para sua condição. Esses são alguns
dos erros mais comuns que observamos no dia a dia. Essas práticas podem
comprometer diretamente o tratamento e a segurança do paciente.” alerta.
O uso indiscriminado de medicamentos traz riscos ao tratamento e à saúde do paciente. “O uso inadequado pode causar reações adversas, intoxicações, interações medicamentosas e até agravar doenças já existentes. Além disso, o uso incorreto de antibióticos contribui para a resistência bacteriana, que hoje é um dos grandes desafios da saúde pública mundial.”
O alerta sobre a automedicação também é um ponto crucial da campanha. “A automedicação merece muita atenção. Embora muitas vezes pareça algo simples, ela pode mascarar sintomas importantes, dificultar diagnósticos e causar complicações graves, principalmente quando existe associação de diferentes medicamentos sem orientação profissional. Por isso, o farmacêutico tem um papel essencial na orientação da população, promovendo informação segura e contribuindo para o uso consciente dos medicamentos.” destaca Otávio.
Além das ações internas
envolvendo colaboradores e pacientes, durante o mês de maio, o Serviço de
Farmácia do Hospital de Clínicas receberá medicamentos vencidos e destinará o
material para descarte correto. Toda a comunidade pode participar da
iniciativa. “Muitas pessoas ainda descartam medicamentos vencidos no lixo
comum, na pia ou no vaso sanitário, sem saber que isso pode contaminar o meio
ambiente e representar riscos à saúde da população. O ideal é procurar pontos
de coleta em farmácias ou unidades de saúde para realizar o descarte de forma
segura e adequada.” finaliza.