O Grupo de Pesquisa Integralidade
Terapêutica, Gestão e Inovação em Saúde promoveu nesta sexta-feira (08/05) uma aula
aberta sobre o futuro da saúde com inteligência artificial.
O encontro recebeu a palestrante Paula
Cristina dos Santos, referência internacional em Bioinformática e IA aplicada à
saúde, especialista no desenvolvimento de algoritmos de alta complexidade (IA
Generativa, Visão Computacional e Redes Neurais).
Acadêmicos e profissionais da
saúde participaram do evento, que explorou as oportunidades do uso da IA em
pesquisas em saúde, com a apresentação a ferramenta "Marie" —
plataforma premiada e essencial para a triagem de patologias pulmonares
(Tuberculose e COVID-19) e detecção de tumores.
Paula Cristina dos Santos também abordou técnicas de Reinforcement
Learning, Q-learning e modelos generativos que fazem parte do diagnóstico e da
gestão hospitalar moderna.