(54) 2103-3333 Passo Fundo/RS
(54) 2103-3333 Passo Fundo/RS
Logo Hospital de Clínicas de Passo Fundo

Residência Multiprofissional

Residência Multiprofissional


Os Programas de Residência que tem como campo de prática o Hospital de Clínicas de Passo Fundo caracterizam-se por ser uma forma de treinamento em serviço que permite o aperfeiçoamento em diversas áreas da saúde. Representa uma forma de pós-graduação Lato Sensu, credenciada pela CNRM/MEC com a finalidade de capacitação profissional através de treinamento em serviço, como orientação para uma visão de promoção de saúde, pesquisa e cidadania, conferindo ao residente grau de especialista em sua área.

 

Tem como finalidade aprofundar o saber em áreas específicas e complementar o conhecimento teórico-prático em diversos eixos de concentração.

 

Programa de Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer - UPF/HC/SMS Passo Fundo

 

O Programa de Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer, desenvolvido pela UPF em parceria com o Hospital de Clínicas e a Prefeitura Municipal de Passo Fundo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (PMPF/SMS), teve início em março de 2014 e conta com profissionais de quatro cursos da área da saúde (Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Psicologia). Esse programa é concebido dentro dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, visando à realidade local e regional quanto ao atendimento de saúde dos usuários do sistema. Tem como objetivo capacitar e especializar profissionais das diferentes áreas para atuarem, a partir de práticas interdisciplinares e multiprofissionais, no cuidado integral à saúde das pessoas, com habilidades para proceder à intervenção crítica na organização do processo de trabalho, buscando a melhora da qualidade de saúde e de vida da população.

 


Programa de Residência Multiprofissional em Cardiologia - UPF/HC/SMS Passo Fundo

 

O Programa de Residência Multiprofissional em Cardiologia, desenvolvido pela UPF em parceria com o Hospital de Clínicas de Passo Fundo e a Prefeitura Municipal de Passo Fundo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (PMPF/SMS), teve início em março de 2014 e conta com profissionais de quatro cursos da área da saúde (Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Psicologia). Esse programa é concebido dentro dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, visando à realidade local e regional quanto ao atendimento de saúde dos usuários do sistema. Tem como objetivo capacitar e especializar profissionais das diferentes áreas para atuarem, a partir de práticas interdisciplinares e multiprofissionais, no cuidado integral à saúde das pessoas, com habilidades para proceder à intervenção crítica na organização do processo de trabalho, buscando a melhora da qualidade de saúde e de vida da população.

 

Programa de Residência Multiprofissional Materno-Infantil/Neonatologia - Hospital de Clínicas/PMPF

 

O Hospital de Clínicas de Passo Fundo é o único hospital da região a oferecer cenário de especialização na modalidade de residência multiprofissional na área materno-infantil, integrando o cuidado em todos os níveis assistenciais e o acompanhamento multiprofissional no pré-natal e puerpério, sala de parto, ambulatórios, unidade de cuidado intensivo neonatal e maternidade, promovendo a aprendizagem vivencial em cenário de prática.

 

Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência/Intensivismo - HC/ Prefeituras de Mato Castelhano e Passo Fundo

 

O Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência/Intensivismo desenvolvido pelo Hospital de  Clínicas de Passo Fundo em parceria com as Prefeituras municipais de Mato Castelhano e Passo Fundo iniciou suas atividades em 2018 e conta com profissionais de sete cursos da área da saúde (Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social). O programa é fundamentalmente baseado nas políticas prioritárias para a saúde estabelecidas pelo governo federal. Tem como objetivo capacitar profissionais para prestarem assistência de qualidade, considerando-se sua área de formação profissional, no âmbito do cuidado ao paciente em situação de urgência e emergência/intensivismo, assim como fomentar o desenvolvimento de um perfil que se destaque pelas competências, postura, responsabilidade e ética profissional na sua área de formação, não somente com paciente/família/sociedade, como também com os demais membros da equipe multidisciplinar no âmbito de cuidados de alta complexidade e demais contextos intra e extra-hospitalar.


Programas de Residência Multiprofissional em Atenção Clínica Especializada: Neurologia e Atenção à Saúde Mental - HCPF 


Os Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Clínica Especializada: Neurologia e Saúde Mental são desenvolvidos pelo Hospital de Clínicas de Passo Fundo. Ao todo são 19 vagas distribuídas entre os dois novos programas. As vagas compreendem as seguintes áreas profissionais: Serviço Social, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional e Educação Física. 


O Programa de Residência em Saúde Mental oportuniza o desenvolvimento de competências para a intervenção clínica em Saúde Mental em cenários especializados de aprendizagem e integrados com a Rede de Atenção Psicossocial. O Programa de Atenção Clínica Especializada em neurologia oferece formação qualificada de profissionais especializados no exercício de sua profissão com ênfase em pacientes com comprometimento neurológico e neurocirúrgico, com atuação na prevenção de doenças e danos neurológicos, no cuidado intra-hospitalar e também no processo de reabilitação.    


Saiba mais sobre o HC