O Hospital de Clínicas de Passo Fundo é uma instituição filantrópica, referência macrorregional para a realização de procedimentos de média e alta complexidade a uma população de cerca de um milhão e seiscentas mil pessoas, correspondendo a cinco Coordenadorias Regionais de Saúde do Rio Grande do Sul e a região Oeste de Santa Catarina.
O Hospital de Clínicas de Passo Fundo é referência macrorregional norte do Estado do Rio Grande do Sul para o Sistema Único de Saúde que compreende os municípios da 6°, 11°, 15° e 19° Coordenadorias Regionais de Saúde, respectivamente das cidades de Passo Fundo, Erechim, Palmeira das Missões e Frederico Westphalen e referência para atendimento de procedimentos de alta complexidade em Ortopedia e Traumatologia, Neurocirurgia, Terapia Substitutiva Renal, Oncologia e Hemodinâmica.
A implementação de novos projetos que atendam a comunidade regional e a revitalização das áreas físicas já existentes integram o planejamento institucional do Hospital de Clínicas, consolidando a instituição como referência em atendimento humanizado e multiprofissional, investindo na formação de recursos humanos para a área da saúde e oferecendo novos serviços e processos evolutivos dos serviços já existentes.
Com a imagem pública institucional já consolidada, em novembro de 2018, o então Hospital da Cidade passou a ser denominado Hospital de Clínicas de Passo Fundo. A mudança acompanhou a modernização e evolução dos serviços médico-hospitalares e está alinhada à posição mercadológica do HC.
O Hospital de Clínicas recebeu a avaliação do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), Instituição Acreditadora Credenciada para a conquista do certificado de Acreditação Hospitalar – ONA, nível 3, Acreditado com Excelência concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O processo de Acreditação Hospitalar avaliou a qualidade dos serviços de saúde a partir de critérios voltados para a segurança do paciente, seguindo padrões internacionais em sua metodologia de avaliação. A certificação é concedida aos serviços que atendem aos critérios de segurança, incluindo aspectos estruturais e de gestão.