(54)2103.3333

Unidades de Tratamento Intensivo

 

UTI Adulto

 

A Unidade de Terapia Intensiva Adulto do Hospital da Cidade conta com estrutura física e funcional de ponta para pacientes e equipes médicas, sem descuidar de instalações adequadas aos familiares que acompanham a evolução dos pacientes.

 

A UTI é um ambiente diferenciado no ambiente hospitalar, responsável pelo atendimento de pacientes críticos, em estado grave de saúde, e que necessitam de um acompanhamento intensivo do seu quadro.  Esta unidade, constitui-se em um complexo com 18 leitos, que atende a todos os convênios,  tornando-se uma das poucas no estado a oferecer leitos com isolamento respiratório. Outro diferencial da unidade é a estrutura totalmente renovada, conforme explica a coordenadora médica da UTI do Hospital da Cidade, Janaína Pilau “A unidade é equipada com uma central de monitorização dos leitos, com monitores cardíacos e ventiladores de última geração, colchões com tecnologia para prevenção de úlceras de pressão, elevadores de alteração de decúbito para facilitar a mobilização do paciente no leito, além de comodidades para o bem estar dos pacientes visando a humanização do atendimento”. 

 

A preocupação com a manutenção da qualidade nos serviços, privacidade, segurança e bem-estar dos pacientes é constante, para isso oferece suporte assistencial com uma equipe multiprofissional especializada no tratamento de casos de extrema complexidade. O acompanhamento é realizado por uma equipe que engloba as áreas médicas, de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Nutrição, Odontologia, Terapia Ocupacional e Serviço Social.

 

                         

 

A unidade a funciona no décimo andar do Edifício Centenário, com seus 18 leitos distribuídos em uma área ampla (822m²), arejada e com ótima luminosidade possibilitando aos pacientes o acompanhamento do ciclo do dia. Para os familiares e acompanhantes, a UTI oferece uma espaçosa e aconchegante sala de espera. Cuidados fundamentais para a recuperação dos pacientes e humanização no atendimento.

 

 

UTI Neonatal

 

A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do HC atende recém-nascidos de zero a 28 dias de vida. A unidade conta com dez leitos em funcionamento, que atendem a todos os convênios. O atendimento na UTI Neonatal é realizado através de uma equipe multidisciplinar, que envolve médicos, profissionais de enfermagem, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, psicologia, além da equipe de residência médica.

 

A unidade conta com Central de Monitorização 24Horas, sala de consultas para as informações mais sigilosas sobre o paciente, além de proporcionar maior contato dos pais com os bebês “A integração será através da possibilidade de permanência dos pais na unidade, que nós iremos implantar. A literatura fala que a recuperação dos bebês com a presença dos pais se modifica, a questão do binômio mãe-filho e aleitamento melhora, porque elas se sentem emocionalmente persuadidas a manter o aleitamento.” explica a coordenadora médica da UTI Neonatal,  Giovana Belke.

 

A presença dos pais na unidade é fundamental para o acompanhamento do tratamento. Na unidade são desenvolvidas práticas que favorecem o afeto e segurança entre pais e filhos e auxiliam o desenvolvimento neuropsicomotor e o ganho de peso do bebê “os pais terão um contato mais frequente com a equipe de enfermagem e médica, assim não terão dúvidas a repeito do que está acontecendo com o filho deles na unidade” explica Giovana. 

Hospital da Cidade - Rua Tiradentes, 295
CEP 99010-260 - Passo Fundo/RS
Tel. (54) 2103.3333
Ver no mapa

Design - Comunicação Social HCPF // Desenvolvimento da aplicação - Metasig

Desenvolvimento Metasig

   Consultas    Exames