(54)2103.3333

III Encontro Gaúcho de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais é realizado em Passo Fundo

Nesta sexta-feira, 13 de abril, a Universidade de Passo Fundo sediou a terceira edição do Encontro Gaúcho de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais, realizado pela Área de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBMF) e pelo Programa de Residência Profissional em CTBMF (UPF/Secretaria Municipal de Saúde de Passo Fundo/Hospital da Cidade).

 

O evento é coordenado pelos professores Dr. Ferdinando de Conto e Dr. Renato Sawazaki, com apoio do Diretório Acadêmico da Faculdade de Odontologia da UPF. O Encontro teve início há quatro anos, por iniciativa da UPF, e acontece bienalmente. “Esse evento reúne os centros de formação em cirurgia bucomaxilofacial do Rio Grande do Sul. Na primeira edição, eram as escolas e as faculdades de Odontologia. Na segunda edição, começamos a encaminhar para os centros de referência em residência, que é a formação ideal em cirurgia e nós temos uma das três do estado. Marcamos esse encontro gaúcho bienalmente para que seja um evento com as residências, nessa edição representado por profissionais de Porto Alegre, Passo Fundo e Pelotas”, disse de Conto.

 

Conforme o professor Ferdinando de Conto, o profissional que trabalha com cirurgia bucomaxilofacial atua nos hospitais, ou seja, fora do ambiente convencional de um odontólogo, razão pela qual se justifica a relevância de proporcionar momentos de discussão e atualização. “Dentro dessa especialidade, nós conseguimos fazer de Passo Fundo uma referência para esse tipo de encontro, com isso, recebemos participantes de vários lugares”, afirmou.

 

O Encontro contou com a apresentação de short cases e com palestras, dentre as quais a da Dra. Marília Gerhardt, sobre “laserterapia e trauma”; a do Dr. Marcio de Moraes, que abordou o tema “Cirurgia ortognática”; e a do Dr. Antônio Cesar Fogaça sobre “Trauma e reconstrução”. “Conversar com residentes e alunos de graduação é muito importante para os futuros profissionais no sentido de que isso consiste em um estímulo para que executem suas ações da melhor forma possível, especialmente no atendimento aos pacientes, pensando nos cuidados, no planejamento e no bom resultado do procedimento”, destacou Moraes, que é chefe da área de Cirurgia Bucomaxilofacial da Faculdade de Odontologia de Piracicaba – Unicamp.

 

 

Informações e fotos: Jéssica França/ Assessoria de Imprensa/Universidade de Passo Fundo


Últimas notícias

Hospital de Clínicas de Passo Fundo - Rua Tiradentes, 295
CEP 99010-260 - Passo Fundo/RS
Tel. (54) 2103.3333
Ver no mapa

Design - Comunicação Social HCPF // Desenvolvimento da aplicação - Metasig

Desenvolvimento Metasig

   Consultas    Exames