Hoje é o Dia Internacional da Tireoide, você sabia que hormônios tireoidianos influenciam todas as fases da sua vida?
A tireoide é uma glândula com formato semelhante ao de uma borboleta que se localiza na parte anterior do pescoço, logo abaixo do pomo de adão. Ela é responsável pela produção dos hormônios tireoidianos tiroxina (T4) e triiodotironina (T3). Quando ocorre alguma disfunção na tireoide, esta glândula pode liberar hormônios em quantidade insuficiente ou em excesso, afetando diversas funções no organismo.
- O que é o hipotireoidismo?
O hipotireoidismo ocorre quando a tireoide funciona menos do que o necessário e é a alteração mais frequente da tireoide. No hipotireoidismo o paciente irá apresentar sonolência e cansaço excessivo; redução dos batimentos cardíacos; intestino preso; memória comprometida; dores musculares e fraqueza; pele seca e queda de cabelo.
- O que é o hipertireoidismo?
Já o hipertireoidismo ocorre quando a tireoide produz mais hormônio que o necessário e o paciente vai apresentar agitação; irritabilidade; insônia; cabelos finos e unhas quebradiças; pele quente e úmida; intolerância ao calor (sente mais calor do que o normal); aumento da frequência de evacuações, coração acelerado e tremor das mãos.
Orientações: Dra. Paula Stefenon, médica endocrinologista, membro do corpo clínico do Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo.