(54)2103.3333

Novembro Laranja: Campanha nacional de alerta ao zumbido, misofonia e hiperacusia

A médica otorrinolaringologista, que atua no Hospital de Clínicas de Passo Fundo, Dra. Thaís Marques da Costa explica o que é a campanha novembro laranja. “O objetivo da campanha é expandir o movimento de conscientização, conhecimento e acolhimento iniciado por essa campanha, que já popularizou a preocupante realidade do aumento de zumbido no ouvido e das hipersensibilidades auditivas, sintomas que impactam a vida de milhões de brasileiros.” esclarece.

 

A especialista esclarece quais são os sintomas afetam a qualidade de vida de quem sofre com o zumbido, a misofonia ou a hiperacusia. “Cada problema pode aparecer sozinho ou em grupo. Esses sintomas atingem milhões de pessoas que sofrem com a falta de conhecimento e de atendimento específico.  O zumbido é um som dentro dos ouvidos, que incomoda especialmente no silêncio, podendo ser tipo, apito, chiado, cigarra; a misofonia é o incomodo com sons baixos e repetitivos: como mastigação, respiração, clique de caneta, etc; a hiperacusia, intolerância a sons mais altos, como músicas, conversas, eletrodomésticos, trânsito, restaurantes.” pontua Dra. Thais.

 

A campanha Novembro Laranja chama a atenção para a saúde auditiva, já que estes sintomas podem ser relacionados a outros aspectos da saúde do organismo “O zumbido é um sinal de alerta de que algo em seu corpo não está funcionando como deveria. Como ele é um sintoma, existem várias causas atribuídas ao zumbido, como exemplo a serem investigadas são: cerume, otites, perdas auditivas, também, causas metabólicas como a alteração de glicemia, pressão arterial e hormônios tireoidianos, pois pode ocorrer um prejuízo na microcirculação do ouvido e levar ao zumbido.” Por isso, a busca por auxílio profissional ao identificar alterações na saúde é muito importante para um diagnóstico correto e tratamento adequado.

 

 


Últimas notícias

Hospital de Clínicas de Passo Fundo - Rua Tiradentes, 295
CEP 99010-260 - Passo Fundo/RS
Tel. (54) 2103.3333
Ver no mapa

Design - Comunicação Social HCPF // Desenvolvimento da aplicação - Metasig

Desenvolvimento Metasig

   Consultas    Exames